sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Vôlei Infantil do Thomás entre os melhores do RS


A equipe de Vôlei da Escola Estadual Thomás Fortes de Santiago, está classificada na categoria de Vôlei Infantil Masculino para as finais, em duas competições em nível estadual: Jogos Bom de Bola realizados na cidade de Santa Maria e JERGS – Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, que ocorrem em outubro.
A equipe é composta pelos seguintes atletas participantes, também, do Projeto Bola Pro Futuro: Lucas Prestes, Rafael Acorsi, Matheus Cristofari, José Guilherme Erbes, Matheus Fumaco, Marcelo Couto, Natan Cunha, Lucas Vargas, sob a coordenação da professora Cledi Espíndola e acadêmico voluntário da UFSM, Marco Espíndola.

Tramontina: O paizão da Uri/Código B



Com seus 57 anos de muita força e humildade, sempre lutando pelo crescimento e valorização do esporte municipal.


Quem é Tramontina:
Provavelmente se eu falar José Salmeron de Moura Aguirre, ninguém reconheceria esse nome, porém falando do famoso Tramontina da URI/Código B todo mundo já ouviu falar. Com seus 57 anos de muita força e humildade, sempre lutando pelo crescimento e valorização do esporte municipal.

Sua história:
Era de uma família humilde de Santiago e começou sua história trabalhando com seu pai em um Matadouro da Prefeitura. Quando adolescente vendia frutas e cortava lenha para ajudar sua família com as despesas da casa. Aos 18 anos entrou para o Exército e começou a praticar o futebol com mais seriedade, ficando por apenas 11 meses na instituição. Saiu da cidade e passou por diversos times do Estado como o Inter de Santa Maria que disputava a Primeira Divisão do Gauchão, jogou ainda em Santo Ângelo, São Borja e no estrelado do Cruzeiro de Santiago, como um grande e forte zagueiro conhecido como "Aguirre", sendo vice-campeão do Estado. Passou para trabalhar na Brigada Militar em Porto Alegre, onde em suas horas de folga jogava em times locais. Em 1989 voltou para sua terra natal, transferido da Brigada, auxiliou na construção do 5º RP Mon, trabalhou em escolas, igrejas e construção de algumas casas do município.
E em 1999 o craque na URI, Batista, conhecido da época do Cruzeirinho o convidou para fazer parte do grupo como massagista.

Hoje quem é o Tramontina:
Hoje ele não é apenas um simples massagista da URI/Código B, depois de nove anos de trabalho e dedicação ele faz parte da família de cada atleta, é um pai de cada jogador e criança que passa pelo Projeto Criança Feliz, ele é o responsável pelo Ginásio Municipal, pelos uniformes dos atletas da URI e dos Projetos, é ele quem recepciona e auxilia os atletas de fora da cidade, além de ser o ombro amigo de qualquer um que precisar. Apaixonado pelo futsal santiaguense e por sua família, ainda sonha com uma valorização maior da equipe e do esporte na cidade e pretende permanecer no grupo até quando suas pernas agüentarem e os diretores permitirem.

Depoimento dos "filhos":
Segundo Jéferson de Souza, mais conhecido como Cavalinho, ex-jogador e atual preparador de goleiro e monitor do Projeto Bola Pro Futuro, o Tramontina é muito mais que um amigo, ele já faz parte da família, é um exemplo de trabalho, organização de extremamente detalhista no seu trabalho. Para o diretor Felipe, da URI/Código B, o Tramontina já é uma instituição da URI Futsal, representa o marco inicial da equipe, já faz parte da história do esporte no município, hoje sem ele não existiria a URI/Código B.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cruzeirinho de cara nova para a Copa Santiago


Após a eliminação extremamente precoce no Gauchão deste ano, quando a equipe do Cruzeiro caiu fora logo na primeira fase e a decisão do treinador Jaime Wesz em não continuar dirigindo a equipe para a Copa Santiago do ano que vem, instigou a direção do Cruzeiro Esporte Clube. Já arregaçou as mangas e contratou um treinador internacional, apostando alto e mostrando que pretende deixar a Taça em Santiago.

Conheça o novo treinador:
Flávio Ivo Amarante, popularmente conhecido no meio esportivo como Kinha, tem 36 anos e trabalhava como monitor no Projeto Municipal Bola Pro Futuro.

Currículo de dar inveja:
Um atleta com mais de 20 anos de experiência no futebol, participando de diversos times do país e exterior. Começou jogando em Alegrete no Torneio Efipan pelo time do Flamenguinho e se destacou muito em um Torneio Pan-americano, quando foi contratado para as categorias de base do time do São Paulo, ficando lá de 86 a 92, jogando inclusive na equipe principal ao lado de Raí e Zetti, sendo treinado por nada mais, nada menos que o mestre Telê Santana.
Após sair do São Paulo jogou dois anos no Paraguai nas equipes do Libertad e no Cerro Porteño, sendo treinado pelo fenômeno Paulo César Carpegiani. Participou ainda por alguns meses atuando na Polônia em uma equipe de local. Depois, jogou em Santa Catarina, Pernambuco, no próprio Estado em diversas equipes e como uma das últimas atuações esteve presente no elenco que subiu o Inter de Santa Maria para a Série A regional em 98. Atualmente, o treinador ainda mostra sua habilidade participando dos Municipais de Campo e Futsal defendendo a equipe do Cantina.

Objetivos e preparativos para a Copa:
A equipe do Cruzeiro dispõe de 30 atletas, incluindo dois vindos de Jaguari e Unistalda. Dentre os jogadores, a maioria tem idade bem inferior aos da Copa Santiago, e com isso a intenção é já desde cedo começar a prepará-los para quando chegarem na sua idade já terem uma base forte e alguma experiência.
Nesse início de preparação a prioridade do treinador Kinha é acertar o condicionamento físico dos atletas e começar um trabalho técnico com o grupo. Ele pretende fechar o time principal com 25 jogadores e afirma que terá que reforçar o time com jogadores de fora, trazendo mais experiência e qualidade ao grupo de jovens, inclusive comenta que já estão de olho em atletas que participam do Gauchão e alguns da dupla Grenal.

O futuro do treinador:
Kinha pretende montar uma equipe competitiva e que tenha chances claras de conquistar o título, ele destaca que já teve o prazer de jogar uma Copa Santiago e foi consagrado como Atleta Destaque, e no ano passado trabalhou na equipe do professor Jaime como preparador físico sendo escolhido o melhor da Copa. Agora, só falta ser melhor treinador e campeão para quem sabe continuar trabalhando como treinador de uma equipe profissional como está em seus planos futuros. Se depender de sua experiência e otimismo, o título é só uma questão de tempo.