sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Futsal Feminino busca seu espaço



Apresento entrevista com o time de futsal feminino Academia Santiaguense, que vem se destacando no meio esportivo do Estado, graças a muita dedicação da equipe. As jogadoras revelam conquistas amplamente desconhecidas pela população santiaguense e da região, ainda adepta da mentalidade ultrapassada de que futebol é esporte para homem, embora a seleção olímpica feminina tenha garantido medalha de prata na Olimpíada deste ano, enquanto os marmanjos foram despachados sem nenhuma conquista à altura do país.

Desde quando existe?
Fundada desde 28/07/2004, pelas coordenadoras Fabiane e Carla, atualmente tem na Comissão Danusa como atleta e Presidente e Márcia como treinadora e auxiliar.

Que campeonatos já disputou?
ASFF já participou de diversos campeonatos regionais, municipais, citadinos, eventos esportivos, campeonato gaúcho de futebol de campo e idealiza jogar o Estadual de Salão.

Principais conquistas?
Campeãs JIRGS, Campeãs da Copa Santiaguense Inverno, Campeãs do Torneio Grêmio Uglione de Santa Maria, Campeãs da Copa Corinthians também em Santa Maria, Campeãs Regionais, troféus goleadora, goleira menos vazada e equipe mais disciplinada das competições.
A equipe compete mensalmente conforme convite e disponibilidade de datas dos jogos.

Nome das atletas?
Fazem parte da equipe as atletas:
Goleiras: Pauline, Maiara e Fernanda
Jogadoras: Daiane, Danusa, Lenise, Verônica, Carla, Michele F, Michelinha, Fernandinha, Priscila e Márcia.
Auxiliares: Cláudia, Flavieli e Maria da Graça.

Como são conseguidos os valores para as viagens, hospedagens, uniformes e materiais de treinos? Quais os patrocinadores?
Temos uma comissão atuante que desempenha este papel com projetos, site, e com total responsabilidade nos encaminhamos nas lojas, entidades para colocar nossas carências e nosso propósito, sendo que até o momento sempre fomos bem recebidas.
Apoio oficial: Mello Empréstimos com os uniformes.
Viagem, transporte e taxa inscrição dos jogos: Baterias Chimitz, Imobiliária Brum, Ricardo Lanches, Centro da Beleza, Construtora Polga, Trevo Copagás, Ambientar, Neide Cabeleireira, Transmilk, Casa Velha, Mercado Leiria, Procell, entre outros.

Quais os planos da equipe para o Futuro?
Competir nos torneios, arrumar patrocinadores fixos, conseguir camisas, locas para treinos, coletes, bolas, fardamentos para jogo e abrigos e divulgar o Futsal Feminino.

Já houve a hipótese ou pensamento de disputarem um Estadual Feminino?
Sim, sempre comentamos e idealizamos jogar o Estadual, mas ainda falta incentivo e existe preconceito que dificulta ainda nossa caminhada. Porém aos poucos estamos buscando nosso espaço no cenário esportivo desta modalidade.

A Prefeitura Municipal auxilia de alguma forma? Ela já foi procurada?
Sim, normalmente ela nos ajuda com transporte, mas temos que pagar óleo e diária do motorista sempre. Somente se conseguirmos pagar estas despesas temos a ajuda.

Porque existem tão poucos times femininos na cidade?

Falta de apoio e lideres para desenvolver esta atividade, pois temos meninas na cidade que jogam muito bem. Falta também um pouco de incentivo em casa, nas escolas, nos projetos e nos eventos esportivos realizados em Santiago.

Já passaram por algum preconceito por jogarem futsal e serem meninas?
Sim, é pena que ainda exista este tipo de preconceito. Se estas pessoas que julgam o esporte feminino fossem nos treinos, participando das atividades, nos apoiando, perceberiam que temos muita dedicação, disciplina e que estamos lutando pelo nosso espaço, apesar de ser uma caminhada cansativa, isso torna-se mais um fator de incentivo, união e garra dentro do grupo.

Já houve alguma situação engraçada ou embaraçosa com alguma de vocês por praticarem esse esporte?
Sim, as vezes acontece de nos comparar com meninos, por causa aqueles uniformes masculinizados. Talvez se tivessem uniformes destinados a meninas isso não ocorreria.

O que seus pais achavam e continua achando de vocês meninas praticarem o futsal, considerado pela sociedade um esporte masculino?
Alguns pais não aceitam, outros incentivam a prática do futsal, que além de ser divertido e saudável, pode se tornar uma profissão se levada a sério.

Se alguma menina tiver interesse de entrar para o time, é possível e como faz para entrar em contato?

É só entrar em contato pelos fones: 3251-2513 / 81385409 / 81253880. Treinamos todas as terças e quintas no Ginásio da Belizário às 14:30hs e aos domingos no Clube 7 às 16hs.

Desde quando surgiu a vontade de jogar futsal? Já tentou praticar outros esportes?
Todas praticam outro esporte, mas a vontade de jogar e aprender futsal vem desde pequenas, talvez por incentivo de alguma pessoa, pai, tio ou amigos.

Destaques na equipe ASFF:
Algumas atletas que fazem parte desse grupo já participaram de diversos times da região, como, por exemplo, a jogadora já Federada Danusa Baccin que atuou nas equipes do Juventude de Alegrete, Ser Santo Ângelo, Ser Chimarrão de Estância Velha, Marechal Cândido Rondon em Paraná, já foi convocada pela Seleção de Futsal do Rio Grande do Sul, onde disputou a competição nacional em Salvador e atualmente joga pela equipe da Intercar de Santa Maria. Outras atletas também participaram de equipes da região, como as jogadoras Lenise Baccin e Daiane Machado. Algumas atletas da ASFF estão disputando o Campeonato Gaúcho de Futebol de Campo, junto com o Projeto Bola Pro Fututo, são elas: Michele F, Daiane, Verônica, Carla e Fernandinha.

Sem comentários: